12 junho, 2010

Começou a Copa da África.




Começou a Copa da África.

O povo Sul-Africano é realmente encantador, saboreia sua vitória histórica, venceu a intolerância, a hipocrisia, a covardia e o medo. Recebe de sorrisos abertos, emoldurados por rostos negros, com suas cornetas democráticas, e com os ingressos antidemocráticos, recebe o mundo mágico da bola. O time é esforçado, quem sabe no embalo passa. O México é o México.

O Uruguai é aquela velha raça, só tem defesa, mesmo assim não foi aquela segurança... Lugano, o craque da celeste, pode e precisa jogar melhor para liderar a zaga e o time, senão...

A França, com seus negros de origens diversas é o melhor time da chave, não que seja o Marzipan do futebol. Tem três jogadores razoáveis, dois começaram no banco, o lateral esquerdo que joga no Chelsea, Malouda e o Henry, que joga mais que o tal do Anelka. Mas melhor que o Anelka eu também jogo. E o Ribery, lindo de morrer, baixinho esforçado. Porém, tô achando que vai ficar de fora. Palpite.

A Coréia do Sul tinha onze jogadores muito velozes, o melhorzinho é o número 7, em cima deste quesito, marcou intensamente a saída de bola da Grécia e ganhou com os pés nas costas, ainda que o juiz da Nova Zelândia precise entender melhor o livrinho de regras, parece que no rúgbi não tem impedimento nem pênalti.

A Grécia promete muito para a próxima rodada. A FIFA parece ter liberado a utilização de bengalas e cães guias para seus atletas na próxima partida. O pessoal lá de Osasco, tá querendo marcar um contra, valendo uma churrascada.

A Argentina também jogou, com o precioso Maradona de técnico, será que ele sabe alguma coisa de futebol? As câmeras ficaram em cima dele, cada vez que podia, acariciava a criança, olhava cheio de saudade. Ah se o Fernando e os meninos de hoje soubessem o que esse sujeito fazia... Bom, ganhou de um a zero, serviu pra vermos que a Nigéria não será a primeira seleção africana a disputar uma final de copa. É um time mais forte que técnico e não sabe concluir a gol. O goleiro é bom vamos ver sem medo contra a Coréia. Até a estréia era minha favorita pra segunda vaga do grupo. Agora minha intuição feminina diz que na semana que vem já estará em Abuja. Ou em Lagos pra quem comprou o Atlas antes de 91.

Los Hermanos como todos já disseram, tem ótimo ataque e defesa lenta. Porque o tem só o Samuel que não é assim um craque, mas manda na parada. Contra a Coréia serão muitos gols, craques versus lépidos, pode pintar o primeiro Zebrão da Copa ou não. O Messi jogou pro gasto, perdeu um gol que nem ele acredita que perdeu, mas vai jogar bem a copa e contra a Grécia... To apostando em 7 a zero. E tem o Tevez.

E pra finalizar o sábado, os EUA permanecem invictos em confrontos oficias frente à Inglaterra. Uma vitória na copa de 50, no campo do América-MG e um empate hoje graças a um frango indecente! O Fábio Capello dá uma sensação de qualidade pro time Inglês e tem o reforço da ausência do Bequirram. Já pode pensar em contra quem será o confronto na outra fase?

Não à papagaiada da união nacional pra salvar a pátria!

Copa do mundo é conseguir achar bonito até o yanqui de cara pintada cantando o hino da Marinha.

Amanhã, não percam:

ARGÉLIA X ESLOVÊNIA

Não percam e me contem depois, por favor.

Ps. Minha filha Ana Lua pediu pra dizer que tem o álbum da copa.

3 comentários:

Blog do Tomás disse...

Eu acho que a Argentina vai ser finalista. A Alemanha vai dar trabalho, a Austrália é muita fraca e a Itália? Qual seu palpite? (a Martha pediu para eu perguntar). Parabéns pelo blog! Abç

Mário disse...

A Argentina podia ser finalista porque sempre é lindo para o futebol e para quem gosta de relembrar futebol ter um craque como Lionel Messi em uma final de copa. A Itália. Ah, a Itália. Não deu pra assistir o jogo, mas deve passar da primeira fase, Agora daí pra frente... desta vez não irei ao Bela Vista comer nhoque depois da final.Muito obrigado pela visita.

Mário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.