20 junho, 2010

A Magia do Resultado


São Paulo, 20 de Junho de 2010.

A magia do resultado.

Minhas previsões apocalípticas, não se confirmaram. Quando a FIFA sorteou os grupos da copa e constatei que as molezas de anos anteriores, a saber, China, Costa Rica, Marrocos, davam lugar a Portugal e o time do Drogba, pensei. Com o Dunga e seus vários volantes, sem o Ronaldinho, vamos ficar de fora na primeira fase.
Tá certo que tinha a Coreia do Norte pra balancear, mas eu achei que a gente ia dançar de cara.

Por volta dos 25 do segundo tempo do jogo de hoje, Brasil e Costa do Marfim, um contra-ataque brasileiro acabou truncado por uma troca de passes, meio a contra gosto dos protagonistas, brasileiros que não conseguiam efetivamente dominar a bola e avançar de maneira eficaz contra o gol adversário. O placar apontava 3 a zero pra nós e o comentarista José Trajano da ESPN-BR, exclamou, que maravilha!

Estivessemos em desvantagem no marcador e fatalmente o comentarista teria visto que aquilo se tratava de uma briga dos atletas com a bola e não uma troca de passes envolvente. Mas eu entendo o que o coração dele quis ver, entendo.

Durante a quermesse de ontem, na vila das casas coloridas, o anfitrião me disse: A seleção brasileira é um time muito forte. Ele tem razão.

A seleção brasileira levava o jogo diante da Costa do Marfim sem correr nenhum risco.
Os laterias apoiadores estavam presos e discretos, de certo por orientação do professor, guardavam posição, congestionando as tentativas de saída para contra-ataques dos marfinenses, que foram pouquíssimas.

Esperava que os africanos fossem partir para cima do Brasil, pressionando a saída de bola, tentando um gol logo no início. Resolveram ficar esperando em seu campo, como fizeram contra Portugal. Só que nós sabemos jogar melhor que Portugal. Não vinhamos produzindo nada é verdade na hora que saiu o primeiro gol. Em uma dividida na intermediária, Kaká teve um pouco de sorte e saiu com a bola, enfiou em profundidade para o L. Fabiano, que fechou os olhos e sentou um coice nela, que subiu e estufou a rede. 1 a zero.

De cara na saída do segundo tempo, golaço de centroavante competente, que tem que saber o que fazer na hora do aperto. E um abraço pro gaitero, 2 a zero e fatura liquidada. A seleção foi segura e efetiva. Os brucutus marcaram, o Elano foi regular como sempre, marca, corre bastante e se sobra a oportunidade, confere. Depois foi agredido e o árbitro imitou o José Aparecido e deu amarelo pro Edmundo africano.

Tomamos outro gol inacreditável nas costas da Zaga, de balãozinho. O outro time não era tão competente pra fazer medo a essa altura. Mesmo com a expulsão infantil do Kaká, que jogou razoavelmente bem, não sentimos nenhum friozinho na barriga, neste que eu esperava fosse o jogo mais duro da fase e acabou sendo o mais fácil. Vejamos se no próximo cotejo o tal Robinho entra em campo.

Temos um ótimo goleiro, a melhor dupla de zaga da copa, o técnico Juan e o grosso que aprendeu a jogar bola na Alemanha do Lúcio. O Maicon é o Cafú e o Michel Bastos é o Michel Bastos.

Hoje os churrascos terminaram como o Diabo gosta, ou como Deus gosta, tanto faz. Sorrisos e fogos de artifícios espocando pelo céu! Brasil qualificado. Um resultado lindo desse só permite elogios, é a regra do futebol moderno. Futebol de competição. Futebol pra ser campeão.

Taí! O Brasil é favorito, não pode continuar tomando gols ridículos como tomou até agora. Porque numa dessas a casa cai. Com a vitória, o compacto, aguerrido,obediente e limitado time do Dunga injetou fermento na massa, a turma já tá ficando com medo da gente. Tem Portugal na sexta, pra cunprir e se vingar dos coices de hoje. Um empate derruba a Costa do Marfim. E em tempos de procurar zebras em bolões, uma vitória sobre os patrícios pode também colocar os coreanos no páreo. Vou torcer pra Coreia amanhã! Futebol é realmente um troço doido.

Se a Espanha conseguir passar na outra chave e vier em segundo, sou Brasil e dou um de lambuja. Se for a Suiça vai ser um parto.

PS.1 A Itália, "maestra na defensa" conseguiu tomar um gol da NOVA ZELÂNDIA!
PS.2 O Klose vai ter que vir ao Brasil pra passar o Ronaldo em número de gols em copas.
PS.3 Na Avenida Morumbi tem um cidadão que vende bugigangas em sua Kombi encostada. No cartaz: - Espete seu argentino! bonequinhos vudu da Argentina.

AOS QUE ESPERAVAM O JOGO FANTASIA

BRASIL

X

COSTA DO MARFIM

Aguardem a entrega de um trabalho final sobre Mário e Carlos Drummond de Andrade, previsto para esta terça. Que vem consumindo toda minha lucidez.











Um comentário:

Rubênia disse...

Me chamou a atenção o modo como está escrevendo , se expressando de forma a obter minha atenção mais pura ..... A foto da Helena no jardim é muito linda .... Coloquei a mesma como papel de parede do meu computador aqui no trabalho . E pra finalizar , até onde será que vai o nosso time .... ???//// Espero que dê pra assistirmos pelo menos um jogo juntos .... , como na ultima foto. Beijos , saudades , lembranças carinhosas a mamãe Priscila ...